quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A História da Cidade de São Miguel do Guamá

São Miguel do Guamá

Em 1758, o bispo Dom Miguel de Bulhões, ao passar pela fazenda de Agostinho Domingos de Siqueira em viagem, a seu pedido, instituiu uma Freguesia, e, sob o cargo de São Miguel, construiu uma igreja em área de 60 braças de terras. A partir desse ponto que nasceu São Miguel do Guamá.
Vila criada por leis provinciais nº 663, de 31 de outubro de 1870 e nº 707, de 5 de abril de 1872. Instalada em 0 de janeiro de 1873. Tornou-se cidade por Decreto Lei Estadual nº 344, de 30 de maio de 1891.
Em 1943, o nome da cidade foi alterado, passando, de São Miguel do Guamá, para Guamá. Posteriormente voltou à antiga denominação, São Miguel do Guamá.
Significado do Nome
Em homenagem ao Bispo D. Miguel de Bulhões, a São Miguel Arcanjo, e referência geográfica ao Rio Guamá. 
Aniversário da Cidade
31 de Outubro 
 CARACTERÍSTICAS
São Miguel do Guamá é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º3736 sul e a uma longitude 47º2900 oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada em 2004 era de 45 832 habitantes. Possui uma área de 1094,839 km². E tem como principais localidades as comunidades de Urucuriteua, Acarí e Apuí.
Acreditamos que a população do município esteja em torno de 60.000, o aumento se deu por conta do grande número de pessoas que emigram em busca de emprego na industria cerâmica considerada o maior pólo do norte nordeste instalada no município. Para constatar esse aumento já foi solicitada uma nova conferência.
Clima 
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Nordeste Paraense
Limites
Santa Maria do Pará / Ourém / Inhangapi / Irituia
Distâncias
114 km da Capital 
EVENTOS
 Novembro
 As principais festividades são em homenagem a São Miguel Arcanjo, e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio é realizado a mais de meio século, a grande procissão sempre ocorre no último domingo de novembro. Na manhã do domingo, depois de celebrada a missa, tem início a romaria pelas ruas da cidade. 
 
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá
orla de são miguel do guamá   

Nenhum comentário:

Postar um comentário